-
Arquitetos: Sala Squadra Arquitetura & Interiores
- Área: 436 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: AC Solution, Engemetal, GP esquadrias, Geraldini, Madelasca, NS Brazil Revestimentos, Portobello Shop, Solis Viridi, Soludimper
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório já havia feito anteriormente alguns trabalhos para esta jovem família. Quando decidiram construir uma casa térrea num lote de esquina, nos escolheram novamente para idealizar este projeto.
O pedido era uma casa minimalista, com abundância de luz e ventilação natural, máxima integração dos ambientes internos com a área de lazer, jardins que permeassem toda a casa e o uso de materiais atemporais.
A estrutura metálica, sistema construtivo escolhido, desempenha um papel fundamental no conceito do projeto. Com a utilização da cobertura plana, foi possível obter esbeltas vigas de metal, que expressam a leveza e minimalismo desejados para esta casa.
Através de alguns estudos do lote, como topografia e incidência solar, surgiu uma implantação em L, onde em um nível projetamos um bloco com as áreas sociais e de serviço e num outro nível, 50cm acima, um outro bloco conectado por uma rampa, onde ficaram dispostos a suíte de hóspedes, duas suítes para os filhos e a suíte principal.
Toda a área social da casa é voltada para leste e com visão total da área de lazer. A parte oeste destes espaços é protegida por um longo beiral e por uma grande empena de pedra moledo, que além de trazer privacidade para os moradores em relação a rua, compõe com elegância a fachada frontal e forma um belo jardim interno. Para quebrar a rigidez desta empena, um grande rasgo inferior se estende do jardim ao hall de entrada. O volume de cimento queimado em balanço e solto do teto comporta uma grande estante do living e também protege este ambiente do sol da tarde, além de causar um efeito interessante na fachada frontal e lateral (esquina)
Na parte íntima, a suíte principal e as suítes dos filhos são separadas por amplos jardins e se conectam por um longo terraço em balanço voltado para a área de lazer.
Pedra moledo e ripado de madeira usados na fachada frontal e nos forros internos e externos conferem aconchego e personalidade ao projeto. Para o piso de toda a área social/serviço da casa foi usado o Tecnocimento (cimento queimado) que é um revestimento cimentício polimérico. Este material foi usado também todos banheiros (piso/paredes).